O Dia Internacional do Orgulho LGBT ou simplesmente Dia do Orgulho Gay é comemorado anualmente em 28 de junho em todo o mundo.

Esta data tem o principal objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero sexual.

Nos últimos anos, o movimento passou a utilizar a sigla reduzida LGBTQIA+, cujo termo completo é LGBTQQICAPF2K+ para os indivíduos que se identifiquem como:

L: Lésbicas

G: Gays

B: Bissexuais

T: Transexuais, Transgêneros, Travestis

Q: Queer

Q: Questionando

C: Curioso

I: Intersexo

A: Assexual

P: Pansexual

P: Polissexual

F: Familiares e amigos

2: 2-espíritos

K: Kink+: Demais orientações sexuais e identidades de gênero.

Ainda que não explícitos na sigla;

Não-Binariedade e Drag Queen também são considerados.

O Dia do Orgulho LGBTQIA+ também é um reforço para lembrar as pessoas que todos devem se orgulhar de sua sexualidade e não sentir vergonha da sua orientação sexual.

Não importa a orientação sexual de uma pessoa, o importante é ser respeitada como um ser humano e ter todos os seus direitos garantidos.

Normalmente, são organizadas festas e desfiles nas grandes cidades para reunir os membros da comunidade e simpatizantes do movimento com o intuito de celebrar o amor e a igualdade entre todos os gêneros.

Além disso, em algumas cidades, ainda acontece a tradicional Parada do Orgulho Gay, um gigantesco desfile que chega a reunir milhões de pessoas, como em São Paulo, por exemplo.

Origem do Dia do Orgulho LGBTO

Dia do Orgulho LGBT foi criado e é celebrado em 28 de junho em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade gay pelos seus direitos.

Em 1969, esta data marcou a revolta da comunidade contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por homossexuais, que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades.

A partir deste acontecimento foram organizados vários protestos em favor dos direitos dos homossexuais por várias cidades norte-americanas.

1ª Parada do Orgulho Gay foi organizada no ano seguinte (1970), para lembrar e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito.

Brasil tem seu próprio Dia Nacional do Orgulho LGBT. Embora a data seja conhecida internacionalmente como 28 de junho, por aqui, temos no calendário espaço para celebração das relações homoafetivas em 25 de março.

Não há uma razão específica para a escolha dessa data, mas, sem dúvida, o Dia Nacional do Orgulho Gay merece ser comemorado como um marco no Brasil, quando se celebra o amor e se luta por direitos iguais.

Portanto, aproveite a data para refletir, mas, sobretudo, celebrar a diversidade, as conquistas, a luta contra a homofobia, a aceitação, a conscientização e a equidade de gêneros.

É uma data para mostrar que não existem diferenças, mas sim uma ode ao amor.

Luciane Dutra

Meu objetivo sempre foi poder ajudar as pessoas de alguma forma, seja no ambiente pessoal ou profissional, e hoje início a jornada mais eletrizante da minha vida, meu Blog, onde posso compartilhar história da vida real para você, de uma maneira única. Obrigado por sua visita, você é especial!

By Luciane Dutra

Meu objetivo sempre foi poder ajudar as pessoas de alguma forma, seja no ambiente pessoal ou profissional, e hoje início a jornada mais eletrizante da minha vida, meu Blog, onde posso compartilhar história da vida real para você, de uma maneira única. Obrigado por sua visita, você é especial!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *