7 de Junho é o Dia Nacional de Luta e Mobilização dos catadores de Materiais Recicláveis, neste dia o nosso grito, é dizer, em voz alta e bom som, NÃO a INCINERAÇÃO, reafirmamos o nosso compromisso por vida e cidadania.
Na perspectiva de organização da categoria, vários instrumentos foram construídos para subsidiar o posicionamento do Movimento na luta para tirar a categoria da invisibilidade e ocuparem um lugar de destaque na gestão dos resíduos, buscando construir mudanças de padrões no consumo e descarte adequado de resíduos tanto da sociedade brasileira quanto mundial.
Tendo sempre um posicionamento crítico em relação aos governos, empresas e entidades poluidores e descompromissados com o meio ambiente, se posicionando em favor da natureza e do povo brasileiro.
Ao longo desses anos, o MNCR tem impulsionado a luta da categoria em todo o território nacional e também internacionalmente, sendo a principal organização social que impulsiona o debate sobre a gestão de resíduos, construindo a rota tecnológica da Reciclagem Popular, representando todos os catadores, organizados e individuais, desde aqueles que ainda vivem nos lixões do Brasil, aqueles que vivem nas ruas, até aqueles que, através de nossa luta, já conquistaram o seu local adequado de trabalho.
Com o objetivo de lutar e organizar a categoria, melhorando as condições de vida, o reconhecimento, a valorização dos catadores de materiais recicláveis e a defesa do meio ambiente, fundamos o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR durante o I Congresso da categoria, no dia 07 de junho de 2001, na capital do país, Brasília (DF), completando este ano 21 anos de luta.
Foi na rua, fazendo barulho, que o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) surgiu cravando com luta a semente de um novo mundo mais justo e sustentável. Por isso, o dia 07 de Junho é DIA NACIONAL DE LUTA DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS, é dia de mobilização nacional.
Neste dia três mil pessoas tomaram as ruas a Esplanada dos Ministérios em Brasília reivindicando os direitos dos catadores de materiais recicláveis
Brasil tem quase um milhão de catadores e catadoras de lixo e materiais recicláveis. Pessoas que trabalham para dar outra destinação aos resíduos e colaboram com a preservação do meio ambiente.
Sabemos que a reciclagem é uma das melhores formas de fazer a defesa, tanto do ar, como das águas, em especial aos nossos oceanos.
Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.