Após a morte da minha mãe e de minhas sobrinhas, em um trágico acidente de carro, eu estou buscando sobre o processo de luto.
Falamos “a morte é única certeza que temos” mas vivemos numa certa ilusão de que todos os que amamos (e nós mesmos) nunca partirão. Essa frase que, à primeira lida me parecia até fria e chocante, me ajudou MUITO. Porque, com o tempo, aprendi que UM LUTO NÃO É ALIVIADO SEM ACEITAÇÃO.
Quando falamos que “quando alguém morre, também morre uma parte de nós”, estamos tentando traduzir o impacto da perda no nosso mundo interno e externo. Um VAZIO, um silêncio no cotidiano que era todo compartilhado com quem se foi e também sobre as situações futuras. Essa falta física (seja brusca ou não), aquele momento que a pessoa não está mais e nosso racional tem a certeza que não voltará mais, dispara sensações…
Perder alguém implica num impacto importante em nosso funcionamento físico e psíquico, afetando a saúde, a cognição, a vida social, a espiritualidade, e desafia o indivíduo a encontrar recursos para lidar com todas as mudanças inerentes à perda”,
Você talvez pergunte como superar a perda de uma mãe e eu convicto afirmo que é impossível ultrapassar isso totalmente. Uma mãe é o nosso abrigo desde que nascemos, a pessoa que sempre cuida de nós. Apesar disso, é possível conquistar a nossa felicidade, mesmo que essa pessoa querida nos faleça.
Nada fica igual depois da perda de alguém importante como uma mãe é para nós.
Todos os dias vivo com sua imagem gravada no meu pensamento, e esta saudade que pesa no peito. Mas em dias como este que está a chegar ( dia das mães ) sua ausência é ainda mais dolorosa, pois custa muito não ter você aqui, não lhe poder dar um abraço e um beijo, nem hoje, nem nunca mais…
Por você recuperei minha fé, ela veio mais forte que nunca. A primeira coisa que fiz ao recuperar lá foi pedir a Deus que me perdoasse, pois me arrependi mesmo de ter me afastado dele, de ter desacreditado. E agradeço a ele, por ter me dado a oportunidade de ser sua filha.
Mãe é ser, essência e amor que são insubstituíveis. Mãe quando parte deixa para trás um vazio impossível de preencher, e uma saudade que eternamente será sentida.
TODOS NÓS VAMOS PERDER TODAS AS PESSOAS EM ALGUM MOMENTO”