Israel:Israel é um país do Oriente Médio banhado pelo Mar Mediterrâneo. Possui uma área de 22 mil km² e conta atualmente com uma população de 9,7 milhões de habitantes aproximadamente.
O seu reconhecimento como Estado aconteceu oficialmente no ano de 1948.
No entanto, a sua capital não é um consenso internacional.
Israel reivindica como capital a cidade de Jerusalém, cuja parte oriental é disputada pela Palestina.
Por outro lado, a cidade de Telavive abriga muitas embaixadas de outros países e é amplamente reconhecida como centro administrativo.
Confira algumas curiosidades:
1- O território israelense possui um relevo bastante heterogêneo e climas que variam do temperado ao árido, com extensas regiões desérticas.
A economia do país é desenvolvida e diversificada, com destaque para os setores tecnológico e industrial.
Além disso, o turismo religioso desempenha um papel importante na atividade econômica.
2- Israel tem o maior número de doações de rins altruístas per capita no mundo: 1.005 nos últimos 11 anos, e esse número continua aumentando.
3- A árvore mais antiga em Israel é uma jujubeira em Ein Hatzeva, na estrada para Eilat, que se acredita ter entre 1.500 e 2.000 anos.
4- Cientistas em Israel conseguiram cultivar tâmaras frescas a partir de sementes do século VI encontradas em Masada e Qumran.
5- O serviço Postal de Israel possui um departamento especial para Cartas a Deus, destinado a todas as cartas que chegam em Jerusalém de todo o mundo e são endereçadas a Deus.
Essas cartas são abertas e colocadas nas fendas do Muro das Lamentações.
6- Na Igreja do Santo Sepulcro, desde o século XVIII, uma antiga escada de madeira está encostada em uma janela. Ninguém pode movê-la porque o prédio é administrado por seis igrejas diferentes e não há acordo sobre a propriedade da escada.
7- Israel é o único país que revivou uma língua morta e a tornou língua nacional.
8- Israel possui 137 praias, todas elas lindas.
9- Israel recicla 90% da água residual que produz, tornando-se líder mundial em reciclagem de água.
Nos Estados Unidos, apenas 1% das águas residuais é reciclado.
10- As vacas em Israel produzem, em média, mais leite do que as vacas leiteiras de outros países.
11- Israel realiza mais fertilizações in vitro per capita do que qualquer outro país. Além disso, o procedimento é oferecido gratuitamente para os dois primeiros bebês.
12- Em 2020, Israel foi classificado como o oitavo país mais caro do mundo para se viver, o 4 paus mais seguro do mundo,A Suíça ficou em primeiro lugar em mais caro do mundo
13- Israel foi o primeiro país a proibir a participação de modelos abaixo do peso em desfiles de moda.
14- Quando Israel foi fundado em 1948, sua população era de apenas 806.000 habitantes. Desde então, a população cresceu e é esperado que alcance 10 milhões nos próximos três anos.
15- Durante o Pessach em Israel, os supermercados não têm permissão para vender chametz (alimentos proibidos, como pão e bolos) e, se você levar esses produtos para o caixa, eles não podem ser escaneados. Muitas lojas são cobertas por lonas de plástico.
16- Em hebraico, “Feliz Natal” é
“Chag Molad Sameach”, que significa “Feliz Festival do Nascimento”.
17- Uma empresa israelense desenvolveu um gerador de água atmosférica que pode criar água potável a partir do ar. Esse dispositivo foi implantado em situações de desastre em todo o mundo.
18- O Parlamento de Israel, o Knesset, possui 120 assentos, sendo modelado após o Knesset HaG’dolah (a Grande Assembleia) da era do Segundo Templo, um corpo de liderança composto por 120 sábios, profetas e escribas.
19- Israel possui mais de 300 vinícolas, sendo que 70 delas colhem pelo menos 50 toneladas de uvas por ano. Aproximadamente 60.000 toneladas de uvas para vinho são colhidas em Israel anualmente.
20- Antes de ser anexada ao Estado de Israel em 1980, Jerusalém era território da Palestina. A medida, uma reação nacionalista à devolução do Sinai ao Egito, bloqueou o processo de paz no Oriente Médio. A “Cidade Santa” é o principal foco do conflito entre israelenses e palestinos, judeus e muçulmanos. Jerusalém Oriental é a parte leste da cidade de Jerusalém, atualmente reivindicada pela Autoridade Nacional Palestina para abrigar a capital do futuro estado palestino. A porção oriental da cidade incluir a Cidade Velha e alguns dos lugares sagrados do Judaísmo, do Cristianismo e do Islamismo, como o Monte do Templo, o Muro das Lamentações, a Mesquita de Al-Aqsa e a Igreja do Santo Sepulcro. Ocupada e anexada pela Jordânia, após a Guerra israelo-árabe (1948), e por Israel, após a Guerra dos Seis Dias (1967), a soberania territorial sobre Jerusalém Oriental é ainda objeto de controvérsia internacional, e a determinação do seu status definitivo constitui provavelmente o principal obstáculo ao processo de paz no Oriente Médio.