Câncer infantil ou câncer infantojuvenil é um tipo de câncer que afeta crianças e adolescentes, e, assim como os cânceres que afetam adultos, caracteriza-se por apresentar uma proliferação descontrolada das células.
O câncer infantil destaca-se por ter, geralmente, melhor resposta aos tratamentos disponíveis atualmente, e, de acordo com o Inca, cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos da doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.
O câncer infantil se difere dos cânceres que acometem os adultos por não apresentar relação com o estilo de vida.
Como se sabe, alguns tipos de câncer de adultos se relacionam com hábitos de vida pouco saudáveis, sendo esse o caso do câncer de pulmão, muito relacionado com o tabagismo.
Diagnóstico do câncer infantil:
O diagnóstico precoce de câncer pode salvar vidas.
Para diagnosticar um caso de câncer infantil, o médico deverá analisar todos os sinais e sintomas apresentados pelo indivíduo e descartar outras doenças, como infecções.
Para a confirmação de um caso de câncer, o médico poderá solicitar exames de imagem e biópsias.
O câncer infantil se destaca por apresentar altas taxas de cura quando os indivíduos são diagnosticados de maneira rápida e seu tratamento é realizado em centros especializados.
Cada tipo de câncer é único, assim como cada indivíduo, portanto, o tratamento é individualizado e apenas o médico responsável pode indicar qual caminho deve ser seguido.
Sinais e sintomas do câncer infantil:
Identificar um caso de câncer infantil nem sempre é uma tarefa fácil, uma vez que os sintomas relatados pelas crianças, muitas vezes, assemelham-se a outros problemas de saúde comuns da infância.
É importante, portanto, que os responsáveis pela criança e adolescente estejam atentos aos sintomas que surgirem e sempre procurem um médico para a confirmação de um diagnóstico.
Alguns dos sintomas suspeitos de câncer que necessitam de avaliação médica são:
Alguns dos sintomas suspeitos de câncer que necessitam de avaliação médica são:
dor óssea;
hematomas ou sangramento;
palidez;surgimento de caroços ou inchaços, principalmente aqueles indolores e sem sinais de infecção;
falta de ar e tosse persistente;inchaço abdominal;
dores de cabeça persistentes ou graves;
alterações oculares;
perda de peso sem explicação;
infecções recorrentes;
sudorese noturna;
tontura e perda de equilíbrio;
fadiga;
mudanças de comportamento.
Como mencionado, os sintomas listados são pouco específicos e podem ocorrer em doenças comuns da infância.
Portanto, a existência desses sintomas não indica necessariamente um caso de câncer infantil e sim a necessidade de uma consulta médica para uma avaliação mais aprofundada do quadro.