A Bíblia diz que ajudar o próximo é uma parte muito importante da vida.

É expressar o amor de Deus.

Jesus reforça dizendo que o segundo maior mandamento, depois de amar a Deus, é amar ao próximo como a si mesmo, e o amor verdadeiro se expressa em ações.

Quem não ajuda seu próximo nas necessidades, não o ama de verdade.

Voluntário é o que é feito instintivamente, de forma espontânea, automática, inconsciente e natural e, portanto, pode-se optar em fazer ou não.

No entanto, vamos falar de voluntário como uma decisão e uma opção consciente de fazer.

O trabalho voluntário é um conjunto de ações de interesse social e comunitário em que toda a atividade desempenhada reverte em favor do serviço e do trabalho.

É feito sem recebimento de qualquer remuneração ou lucro material.

O voluntário ajuda quem precisa, contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário.

O trabalho realizado pelo voluntariado pode ser feito com objetivos científicos, escolares, recreativos, de saúde, culturais, etc…

Existem muitas formas de atuação em um trabalho voluntário, que variam de presenciais ou à distância, através de ações individuais (médicos, advogados, dentistas), participação de campanhas (doação de sangue, arrecadação de livros, reciclagem), criação de grupos para apoio ou suporte (associação de moradores, grupo de trabalhos com objetivos como o saneamento e saúde, por exemplo); trabalho em Organização social, com oportunidades em quase todas as áreas de atuação, em projetos públicos, com o objetivo de melhoria na cidade (mutirões de limpeza das ruas), em conselhos como os de pais e mestres de escolas, ou escola da família, e projetos semelhantes dentro de escolas públicas ou privadas.

O trabalho voluntário deve ser exercido de forma séria e necessita de especialização e profissionalismo, já que é realizado em locais como hospitais, clínicas e/ou escolas, por exemplo, e, também, de pessoas que possuam vontade de participar e de ajudar ao próximo.

Além de ajudar o próximo suprindo necessidades materiais, podemos, também, ajudar de outras maneiras: Sendo amigo (algumas pessoas simplesmente precisam de alguém para conversar e ter amizade); ajudando com tarefas (facilitando a vida das pessoas sem esperar nada em troca); aconselhando (estando pronto para ouvir, consolar e dar conselhos quando pedem); defendendo (quem tem poder ou influência deve defender quem está sendo injustiçado).

Você já ajudou alguém hoje?

Luciane Dutra

Meu objetivo sempre foi poder ajudar as pessoas de alguma forma, seja no ambiente pessoal ou profissional, e hoje início a jornada mais eletrizante da minha vida, meu Blog, onde posso compartilhar história da vida real para você, de uma maneira única. Obrigado por sua visita, você é especial!

By Luciane Dutra

Meu objetivo sempre foi poder ajudar as pessoas de alguma forma, seja no ambiente pessoal ou profissional, e hoje início a jornada mais eletrizante da minha vida, meu Blog, onde posso compartilhar história da vida real para você, de uma maneira única. Obrigado por sua visita, você é especial!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *