O Dia Internacional do Orgulho LGBT ou simplesmente Dia do Orgulho Gay é comemorado anualmente em 28 de junho em todo o mundo.
Esta data tem o principal objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero sexual.
Nos últimos anos, o movimento passou a utilizar a sigla reduzida LGBTQIA+, cujo termo completo é LGBTQQICAPF2K+ para os indivíduos que se identifiquem como:
L: Lésbicas
G: Gays
B: Bissexuais
T: Transexuais, Transgêneros, Travestis
Q: Queer
Q: Questionando
C: Curioso
I: Intersexo
A: Assexual
P: Pansexual
P: Polissexual
F: Familiares e amigos
2: 2-espíritos
K: Kink+: Demais orientações sexuais e identidades de gênero.
Ainda que não explícitos na sigla;
Não-Binariedade e Drag Queen também são considerados.
Não importa a orientação sexual de uma pessoa, o importante é ser respeitada como um ser humano e ter todos os seus direitos garantidos.
Normalmente, são organizadas festas e desfiles nas grandes cidades para reunir os membros da comunidade e simpatizantes do movimento com o intuito de celebrar o amor e a igualdade entre todos os gêneros.
Além disso, em algumas cidades, ainda acontece a tradicional Parada do Orgulho Gay, um gigantesco desfile que chega a reunir milhões de pessoas, como em São Paulo, por exemplo.
Origem do Dia do Orgulho LGBTO
Dia do Orgulho LGBT foi criado e é celebrado em 28 de junho em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade gay pelos seus direitos.
Em 1969, esta data marcou a revolta da comunidade contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por homossexuais, que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades.
A partir deste acontecimento foram organizados vários protestos em favor dos direitos dos homossexuais por várias cidades norte-americanas.
1ª Parada do Orgulho Gay foi organizada no ano seguinte (1970), para lembrar e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito.
Brasil tem seu próprio Dia Nacional do Orgulho LGBT. Embora a data seja conhecida internacionalmente como 28 de junho, por aqui, temos no calendário espaço para celebração das relações homoafetivas em 25 de março.
Não há uma razão específica para a escolha dessa data, mas, sem dúvida, o Dia Nacional do Orgulho Gay merece ser comemorado como um marco no Brasil, quando se celebra o amor e se luta por direitos iguais.
Portanto, aproveite a data para refletir, mas, sobretudo, celebrar a diversidade, as conquistas, a luta contra a homofobia, a aceitação, a conscientização e a equidade de gêneros.
É uma data para mostrar que não existem diferenças, mas sim uma ode ao amor.