É bastante comum vermos pessoas se referindo à lealdade como um sinônimo de fidelidade, contudo, trata-se de uma qualidade que vai além, pois não é uma mera obrigação, mas sim de uma forte conexão que está associada aos valores de cada indivíduo. Ser leal não significa apenas não ter relacionamentos extra conjugais, embora evitá-los seja uma consequência natural, tem a ver com confiança, o que pode se aplicar a todas as áreas da vida, e não apenas ao âmbito amoroso.
Enquanto a fidelidade é, muitas vezes, uma cobrança da sociedade, principalmente no que se refere aos relacionamentos, a lealdade nasce dentro de cada um, pois está relacionada aos valores que se possui. Assim, nem todo indivíduo que é fiel é, necessariamente, leal, pois pode ser que esteja apenas cumprindo com aquilo que considera ser a sua obrigação e não seguindo o que seu eu interior diz.
Já uma pessoa que é leal, é aquela que procura agir com verdade, sendo coerente com o que acredita ser o certo. Por isso, mais do que ter lealdade em relação aos outros, ela é leal consigo mesma em primeiro lugar. Em se tratando de um relacionamento amoroso, por exemplo, o fato de não se envolver em aventuras extraconjugais não se deve a uma obrigação, mas sim ao amor que ela sente pelo seu par, porque é isso que os conecta.
A lealdade também pode ser expressada em relação aos amigos, familiares, colegas de trabalho e a si mesmo. Quando se é leal aos seus valores, sonhos e opiniões, um indivíduo vive de forma mais coerente, demonstrando através de atitudes tudo aquilo que ele carrega dentro de si e cobra daqueles com os quais convive. Assim, consegue levar a vida com honestidade, no sentido mais amplo da palavra.
O primeiro passo para ser leal em relação aos outros é ser honesto consigo mesmo, para que as suas ações sejam um reflexo do que carrega dentro de si. Mas, para isso, é essencial que se conheça por inteiro, o que inclui, principalmente, os seus valores, os seus sentimentos, seus desejos, seu propósito e os seus sonhos. Assim, tudo o que fizer naturalmente irá refletir a sua essência, o que tornará você uma pessoa mais confiável e, consequentemente, mais feliz.
Como disse no início, a fidelidade tem mais a ver com obrigações sociais, enquanto a lealdade está relacionada aos vínculos emocionais. Portanto, para ser verdadeiramente leal, é fundamental que saiba respeitar os seus sentimentos. Ao perceber que um relacionamento amoroso, por exemplo, não está mais lhe fazendo feliz, assuma isso para si e, também, para o seu par. Por mais doloroso que isso possa se mostrar em um primeiro momento, trata-se de uma atitude digna de quem realmente honra tudo o que viveu ao lado daquela pessoa.
Dizer a verdade é considerada uma obrigação moral por grande parte das pessoas. Entretanto, quando o assunto em questão é lealdade, ser sincero se torna uma atitude natural, que é movida por uma força interna. Se você é leal a alguém, dirá a verdade não porque a sociedade cobra esse tipo de comportamento, mas sim porque deseja o melhor para o outro e sabe que esse é o caminho mais adequado a ser seguido.
A lealdade é uma qualidade demonstrada através de atitudes que se tem todos os dias, por isso, não basta ser leal apenas uma vez, porque essa relação de confiança precisa ser construída para sempre para se manter forte. Dentro desse contexto, o diálogo se mostra como uma ferramenta indispensável, porque é através dele que duas pessoas conseguem acertar os seus ponteiros, descobrir o que uma espera da outra e, assim, manterem fortes os laços que as unem.
Ao agir com lealdade não são apenas aqueles que têm a oportunidade de conviver contigo que serão beneficiados, pois você também será. É realmente maravilhoso poder viver de acordo com o que se sente, sendo leal aos seus princípios e valores. Trata-se de um exemplo que sempre vale a pena passar adiante, para que mais pessoas vivam em sintonia com a sua mais pura essência.
Amei ❤
Obrigada amiga ❤️