A caridade é uma faca de dois gumes.Ela auxilia quem precisa, mas não diz o porquê ele precisa.
Ou seja, ela mata a fome de quem tem fome mas não conta a quem tem fome que a fome é produto das decisões sociopolíticas históricas que formaram uma situação de exploração perversa onde “o rico cada vez fica mais rico e o pobre cada vez fica mais pobre”.
Daí, o caridoso/a é aclamado, reverenciado e aplaudido pelos explorados que tbm são alienados.
O caridoso/a vira herói ou heroína, o que lhe permite continuar usufruindo de opulentos privilégios sem culpa, afinal, ele ajuda quem precisa.
E quem precisa não questiona sua condição social de dependência da caridade, já que está ocupado construindo os privilégios do caridoso/a com as próprias mãos.
A caridade sem trabalho aplicado para a emancipação social é charlatanismo, manipulação das massas e, em muitos casos, uma perversidade.
O caridoso/a tbm alimenta sua vaidade às custas da gratidão alienada do que recebe a caridade.
E essa caridade, em muitos casos, é tão somente a devolução mínima do montante construído pela força de trabalho dos que constroem com as próprias mãos os privilégios do caridoso/a.Mesmo em um contexto onde a caridade é praticada por pessoas que não são exatamente ricas, é preciso atenção.
Os orimidos que sonham em ser opressores oprimem.E muitos usam o discurso da caridade para manipular e mobilizar as fragilidades daqueles que são mais pobres que ele.
Dizer que está em um reality show para doar o prêmio, que é irrisório diante da fortuna que se tem acumulada, soa como deboche, um escárnio, mesmo que não seja intencional.O bom rico é aquele que dispõe dos seus privilégios em nome do bem-estar social e da emancipação dos historicamente explorados.
E, convenhamos: é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um privilegiado ao menos admitir que sua herança familiar não é mérito. O Brasil precisa MUITO de CONSCIÊNCIA DE CLASSE.
Lembrando que depois do seu discurso de doação ela foi eliminada com mais 80% de rejeição.
Ela precisa muito de doses cavalares de semancol.