Liderança

O líder tem o importante papel de estimular a inovação, mas não precisa estar presente em todas as frentes para isso. “Essa atitude faz parte de um modelo antigo de liderança, que precisa ser abandonado. Quando as pessoas são autônomas e protagonistas, os resultados são melhores, porque a decisão vai mais para a ponta, é mais ágil”.

Para a especialista, não é controlando todos os aspectos do negócio que o CEO vai abrir espaço para a inovação. Pelo contrário: ele precisa ser flexível e estar aberto ao erro que decorre de posturas mais arrojadas. “Não falo dos erros por descuido ou descaso. Falo dos erros que surgem a partir da experimentação. Se esse tipo de falha for penalizada, o líder desestimula as pessoas a correrem riscos, porque inovação é risco sempre”, observa.

Não é um desafio fácil. Segundo pesquisas feitas há pelo menos 30 anos, os executivos brasileiros são mais propensos a assumir posturas autoritárias do que horizontais. Em uma escala de 0 a 100, onde 0 representa o estilo mais igualitário e 100 o estilo mais autocrático, o Brasil está entre 65 e 75. “Mesmo o nível 65 ainda é muito alto, em um ambiente que pede novas formas de liderar”.

Essa renovação é ainda mais urgente se levarmos em conta as mudanças decorrentes da pandemia. Hoje, o CEO é obrigado a lidar com demandas inéditas, como uma crise sanitária, política e institucional que parece nunca acabar, e a necessidade de se ocupar da saúde mental dos colaboradores.

Tudo isso demanda da liderança uma condição e uma competência para a qual ela não foi treinada. O bom líder hoje, mais do que nunca, tem que entender o lado subjetivo da sua equipe, avaliar se existe alguma instabilidade emocional, e a partir daí adaptar o seu estilo. Você só consegue fazer isso quando dedica tempo de qualidade para conversar com as pessoas”.

O estilo de liderança é muito particular, e depende tanto do perfil do profissional quanto da cultura dos liderados, lembra Betania. Mas há algumas características centrais que podem ser elencadas: caberá ao líder entender como aplicá-las, dependendo do momento da empresa e dos times.

Cinco boas práticas :

1-Conheça o seu liderado

Tenha a sensibilidade e dedique o tempo necessário para compreender o momento do seu time; o ideal é que isso seja feito em conversas presenciais, mas as conversas virtuais também podem resolver.

2- Lembre que a escuta é um instrumento valioso Os executivos estão mais acostumados a argumentar do que a escutar. “Quando alguém está falando e a outra pessoa já está pensando no que vai responder, é porque ela não tá escutando direito”.

3-. Entenda o fluxo natural do negócio

A partir daí, o líder tem duas escolhas: acelerar ou mudar a direção desse fluxo. Primeiro, terá que verificar se está na direção correta – isso poderá se referir tanto aos rumos do negócio quanto ao estilo de gestão.

4- Manter o equilíbrio agridoce

O amargo, no caso, são as ações de racionalização, como redução de custos, fechamento de fábricas, entre outas. O doce é a revitalização: o apoio às pessoas, o crescimento, a comemoração dos bons resultados, o reconhecimento. “O estilo da liderança tem que calibrar necessariamente o agri e o doce”.

5- Lidere como um estadista

Seja um CEO que não está só focado no desempenho da empresa, mas também no desempenho e nos resultados para a sociedade de maneira geral. Esse tipo de comando irá atrair as gerações mais novas, que estão mais interessadas em organizações que tenham significado, nas quais o trabalho tenha um propósito.

Luciane Dutra

Meu objetivo sempre foi poder ajudar as pessoas de alguma forma, seja no ambiente pessoal ou profissional, e hoje início a jornada mais eletrizante da minha vida, meu Blog, onde posso compartilhar história da vida real para você, de uma maneira única. Obrigado por sua visita, você é especial!

By Luciane Dutra

Meu objetivo sempre foi poder ajudar as pessoas de alguma forma, seja no ambiente pessoal ou profissional, e hoje início a jornada mais eletrizante da minha vida, meu Blog, onde posso compartilhar história da vida real para você, de uma maneira única. Obrigado por sua visita, você é especial!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *