Se você está terminando o ensino médio ou pensando em mudar de carreira, provavelmente deve estar se perguntando:
Como escolher a profissão certa? Afinal, escolher uma profissão e iniciar uma carreira nem sempre é fácil. Não é à toa que muitas pessoas ficam apreensivas só de pensar em como acertar na escolha.Para isso é necessário realizar muitas pesquisas e principalmente conhecer suas preferências e aptidões.
Neste post veremos 10 dicas de como escolher a profissão certa:
1. Faça uma autoanálise
Busque o autoconhecimento, conheça suas preferências para determinadas atividades, aptidões, afinidades, interesses, habilidades e talentos.Da mesma forma, busque elencar as atividades que você não tem interesse e que não gosta de realizar.Reflita e imagine um cenário com a profissão ideal.Faça testes de personalidade, existem alguns testes que podem ser realizados de forma gratuita como o 16personalities.
2. Não se deixe levar pelas influências
Não se deixe influenciar por pessoas próximas, além disso, não se sinta pressionado em escolher uma profissão somente para agradar alguém.Toda dica e conselho são bem-vindos, mas a decisão é sua. Busque a profissão que realmente seja o seu perfil.
3. Faça um teste Vocacional.
Agora que você conhece um pouco mais sobre seus interesses, talentos e preferências, é hora de realizar um teste vocacional para identificar as áreas e cursos que tenha uma maior compatibilidade com o seu perfil. Existem vários testes vocacionais que podem ser realizados de forma gratuita na internet, por exemplo:Que curso e Educa Mais Brasil.
4. Se informe sobre as profissões
Se você já está com alguma profissão em mente, então o próximo passo é fazer pesquisas para saber:Quais atividades são realizadas.As competências técnicas necessárias.Perfil comportamental: comunicador, executor, planejador ou analista.Áreas de formação exigidas.
5. Pesquise sobre o mercado
Primeiramente é importante analisar se a área possui boas oportunidades na sua região, caso você não tenha intenção de mudar de localidade por causa do trabalho.Além disso, verifique se a área desejada possui boa empregabilidade, possibilidades de crescimento profissional e se a remuneração está dentro da sua expectativa.Cursos e Carreiras Aprenda o que quiser com milhares de cursos incríveis para escolher.
6. Pesquise cursos de graduação
Assim como pesquisar sobre as profissões, é importante também analisar os cursos de graduação.Portanto, avalie a grade curricular e veja se você tem interesse nas disciplinas do curso.Não se preocupe caso tenha alguma disciplina ou outra que não lhe agrade, porém para evitar desistência, é importante que a maior parte das disciplinas do curso sejam do seu interesse.As faculdades costumam divulgar a matriz curricular no site. Além disso, algumas permitem visitações para que conheçam suas instalações e assistam aulas como ouvinte.Existem muitos cursos disponíveis nas universidades, confira aqui algumas opções: Lista de cursos de graduação.
7. Converse com um profissional da área
Fale com alguém que já trabalhe na área para saber como é a rotina de trabalho e quais os desafios da profissão.Por exemplo, essa pessoa pode ser um amigo, conhecido da família ou até mesmo alguém da sua rede no LinkedIn.
8. Busque o equilíbrio
Não pense, por exemplo, somente no retorno financeiro ou apenas no que você gosta de fazer. O objetivo é buscar o equilíbrio.Imagine que você goste muito de uma atividade, mas o salário não está dentro das suas expectativas. Provavelmente não vai demorar a pensar em uma transição de carreira.A mesma coisa acontece se você ganha muito bem, mas não suporta o que faz, logo poderá se estressar e querer mudar de profissão.Fique atento, pois algumas carreiras exigem disponibilidade aos finais de semana, feriados e muitas viagens.
9. Procure orientação profissional
Mesmo depois de buscar várias informações, você ainda está em dúvida e inseguro em relação a escolha da profissão? A procura por apoio e orientação de um profissional pode ser uma boa opção.Esse profissional pode ser um coach ou um psicólogo especializado em carreiras. Ele utilizará ferramentas e técnicas para te ajudar a conhecer mais sobre a sua personalidade e descobrir suas preferências e aptidões.
10. Não tenha medo de escolher uma profissão
As pesquisas e técnicas utilizadas contribuem para um maior conhecimento das suas preferências e personalidade, e pode evitar frustrações e decepções futuras na carreira.A escolha da profissão não é uma tarefa fácil, mas não tenha medo de tomar uma atitude.Se você tiver autoconhecimento, planejamento e traçar uma estratégia, certamente vai tomar as decisões certas.Além disso, não é errado uma pessoa ter mais de uma carreira.Segundo Eduardo Ferraz no livro Seja Pessoa Certa no Lugar Certo, é cada vez mais comum pessoas terem três ou mais carreiras diferentes.O autor diz ainda que o importante é que você tenha profundo autoconhecimento para planejar com antecedência os caminhos da sua carreira.
Gostou do conteúdo?
Deixe seu feedback…